Instituto Superior de Filosofia Aplicada
A Filosofia Aplicada tem por objetivo, ampliar a visão dos estudantes sobre as questões de moral e ética, tomando como parâmetro a história da filosofia. A História da Filosofia é tomada aqui, como referencial teórico na prática das atividades humanas, levando os estudantes à refletirem sobre seus valores enquanto Seres inseridos no contexto da sociedade moderna.
Ao nascer, a Filosofia não foi só indagação sobre o universo e questionamentos em relação a posição do homem no cosmos. Foi ela, também, interrogação sobre o próprio homem, sua natureza e a finalidade de sua existência.
A angustia interrogatória encravada nessas questões, levaram os filósofos a fundarem a Ética, como ciência do bem supremo e da forma mais perfeita de agirmos e conduzirmos a nossa vida, nas relações com a pólis (cidade estado), enquanto reunião de seres sociais.
Desde então, todos os sistemas filosóficos, passaram a englobar a ciência Ética como saber normativo.
Na ética a Nicômaco, Aristóteles escreve: "Tanto a virtude como o vício estão em nosso poder. Realmente, sempre que está em nosso poder o fazer, está também o não fazer, e sempre que está em nosso poder o não, também está o sim, de modo que se está em nosso poder o feito quando é belo, estará também quando vergonhoso, e se está em nosso poder o não proceder quando é belo, estará, assim mesmo, para não obrar quando é vergonhoso".
-Que devo eu fazer, aqui e agora?, eis aí a pergunta a que cada um de nós frequentemente tem de responder. Más, num momento de reflexão, face a um difícil problema moral, temos de responder a perguntas tais como: Que devo fazer em geral? A qual código moral devo aderir? Mas, por que devo aderir a um código moral? Estes são problemas permanentes da filosofia moral. E, é, justamente essas discussões que traremos ao longo dos nossos cursos. Não tentando respondê-las, más criando o debate, a crítica e as provocações necessárias para o seu aprofundamento.